Notícias

“Troque o Medo por Esperança” Shopping Jardim Norte recebe ação nacional de combate ao câncer neste domingo

“Troque o Medo por Esperança”

Shopping Jardim Norte recebe ação nacional de combate ao câncer neste domingo

O Shopping Jardim Norte recebe neste domingo, 24, das 13h às 17h, uma grande mobilização nacional em prol da prevenção contra o câncer, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Este é o objetivo da campanha “Troque o Medo por Esperança” – Ação Nacional de Combate ao Câncer que acontece também em diversas capitais e grandes cidades de todo o país. Durante todo este domingo, quem passar pelo segundo piso do Jardim Norte, próximo a loja Polo Wear, poderá aferir pressão arterial, receber orientações sobre câncer, em suas mais diversas formas, entre muitas outras ações.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), cujo presidente é o médico de Juiz de Fora, Alexandre Ferreira Oliveira, e conta com o suporte de diversos parceiros como Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade Suprema, Escola de Enfermagem Elisabete Rombach, Sollus Oncologia, Centro de Oncologia Monte Sinais, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que tem apoio também das Forças Armadas.

Em Juiz de Fora, o cirurgião oncológico Leonardo Vieira, é quem coordena o evento. Segundo ele, a ação nacional é uma oportunidade de ampliar a divulgação sobre diagnóstico, tratamento do câncer, além de medidas de prevenção sobre a doença que é a segunda que mais mata no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Câncer é o nome genérico para mais de 100 doenças existentes e tem fatores hereditários, genéticos e também associados à própria atividade da pessoa. No ranking dos tipos de câncer que mais acometem a população brasileira estão o câncer de pele, conhecido como melanoma. “No entanto, nos homens os tumores mais frequentes são câncer de pulmão, próstata e colorretal. Entre o público feminino, os registros de mais casos são câncer de colo de útero, mama, colorretal e de pulmão,” explica o cirurgião Leonardo Vieira.

Fonte: Assessoria Dr. Alexandre Ferreira