Notícias

Carreta Hemocentro chega no Jardim Norte

A carreta adaptada para receber os doadores estará no shopping entre os dias 19 e 22 de outubro.

Depois de percorrer cidades do estado de Rio de Janeiro, a iniciativa chega a Minas Gerais. Juiz de Fora será a primeira cidade mineira a receber o Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco, que depois seguirá para Belo Horizonte (25 a 29/10), Uberaba (1º/11 e 3 a 5/11) e Uberlândia (10 a 12/11). A partir de 15/11, para cidades de Goiás, Distrito Federal e São Paulo.

O Hemocentro Itinerante é uma carreta totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta de sangue e está adequada às normas de segurança sanitária vigentes durante a pandemia. Com o apoio técnico da Fundação HemoMinas, de 19 a 22 de outubro, estará no estacionamento descoberto do shopping Jardim Norte, que é parceiro da iniciativa.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o estoque de sangue nos principais hemocentros brasileiros está cada vez mais reduzido. Até mesmo pessoas que tinham o hábito de doar deixaram de ir, no último ano. “O Shopping Jardim Norte apoia o projeto para contribuir com esse grande esforço para aumentar o número de doações e estimular esse ato tão solidário e importante”, comenta a Superintendente do shopping, Amanda Ribeiro. ”Estamos disponibilizando toda a nossa estrutura para receber o Hemocentro Itinerante e as pessoas que vierem até aqui para fazer a sua doação”.

As doações devem ser agendadas previamente pelo site
www.sasbrasil.org.br/hemocentro. As pessoas que forem ao shopping de carro e usarem o aplicativo para pagar o estacionamento terão tarifa fixa de R$ 4,00 (quatro reais), independente do tempo de permanência.

O Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco

Em 2020, a SAS Brasil, uma startup social que atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, adaptou uma de suas carretas para coletar doações de sangue na Grande São Paulo. Em 2021, com o patrocínio do Grupo DPSP (união das marcas pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), passou a percorrer outras cidades e já arrecadou cerca de mil litros de sangue e beneficiou potencialmente mais de 8,5 mil pessoas.

Desde sua fundação, em 2013, a SAS Brasil já assistiu mais de 120 mil pessoas com expedições presenciais e telemedicina, levando gratuitamente atendimento médico especializado para cidades afastadas dos grandes centros urbanos.

Como doar​
No site https://www.sasbrasil.org.br/hemocentro/ estão disponíveis todas as condições e restrições para a doação.

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Durante a doação o uso de máscara é obrigatório.