Notícias

Shopping Jardim Norte inaugura loja Socioambiental

Shopping Jardim Norte inaugura loja Socioambiental

Espaço vai funcionar como ponto de descarte de sacolas, óleo usado e lixo eletrônico

 

O Shopping Jardim Norte acaba de inaugurar a loja Socioambiental, que tem como objetivo incentivar os clientes a adotarem pequenas atitudes no dia a dia, em prol da sustentabilidade. Além de buscar essa sensibilização do público, a loja também vai servir como ponto de descarte de sacolas, óleo usado e lixo eletrônico. A iniciativa é uma parceria do shopping com a ABAN, Hiperroll e E-ambiental, e integra o projeto “Jardim Sustentável”, que busca criar alternativas para racionalização de recursos naturais e preservação do meio ambiente.

Confira a participação de cada parceiro na loja:

– ABAN: A Associação dos Amigos marca presença com o projeto Óleo Vita, que consiste na coleta de óleo usado para destinação correta do resíduo e transformação dessa matéria-prima em sabonetes. A produção dos sabonetes é feita por mulheres assistidas pela instituição, que encontram nessa atividade uma fonte de renda.

– E-ambiental: A empresa vai expor o seu “Museu da Tecnologia” no local, apresentando objetos antigos, como computadores, celulares, jogos e máquinas de escrever. Além disso, haverá um espaço para os clientes descartarem lixo eletrônico.

– Hiperroll: A empresa de embalagens vai atuar no recolhimento de sacolas plásticas usadas, de forma a promover o reaproveitamento e descarte correto desses materiais.

A loja Socioambiental fica localizada no piso L2, perto da Sol & Neve.

Jardim Sustentável

O Jardim Sustentável tem como base as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. O projeto conta com uma série de ações que mostram a consciência do Shopping Jardim Norte em relação ao seu impacto e à sua importância para Juiz de Fora, ajudando a reduzir custos, desperdiçar menos recursos e fomentar o desenvolvimento de uma consciência sustentável da comunidade ao redor do empreendimento.

Entre os exemplos de ações que já foram tomadas na fase de construção do shopping, está a adoção de sistema LED em toda a iluminação do local, possibilitando a redução do consumo de energia e do descarte de lâmpadas e reatores na natureza, com o prolongamento da vida útil dos equipamentos. Outra iniciativa é a redução do consumo de água e energia elétrica do ar condicionado, por meio do sistema de termoacumulação, que otimiza o funcionamento dos equipamentos e evita seu acionamento nos horários de pico de consumo.