Notícias

Outubro Rosa: Jardim Norte e Unipac realizam ação neste sábado

“Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. Este é o mote da campanha 2019 do Outubro Rosa, mês dedicado a alertar à sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tipo da doença que mais atinge as mulheres brasileiras. Este ano, o Ministério da Saúde reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia

Baseado nesta temática, o Shopping Jardim Norte e a Faculdade Unipac realizam no próximo sábado, 26, entre 13h e 17h, no piso L2, uma ação de apoio à causa do Outubro Rosa. Durante quatro horas, professores e alunos da Unipac vão dar orientações sobre como prevenir o câncer de mama e informar quais são os direitos  que os pacientes de câncer têm.

Dicas nutricionais e fisioterapêuticas também serão disponibilizadas para quem estiver passando pelo #seushopping, além de aferição de pressão arterial e realização de glicemia capilar. Estarão envolvidos professores dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.

Causas da doença

Somente para 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.  Segundo o Ministério da Saúde, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.