Notícias

Jardim Norte recolhe sacolas plásticas e óleo vegetal em parceria com entidades

Desde a inauguração, o Jardim Norte investe em ações e recursos que visam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Atualmente, o shopping está com duas parcerias nesta área: uma com a Hiperroll Embalagens, com recolhimento de sacolas plásticas, e outra com a Associação dos Amigos (Aban) para recolhimento de óleo vegetal.

Até o fim de agosto, a Hiperroll Embalagens  está desenvolvendo o projeto “Cidadão Consciente”. A iniciativa visa mobilizar a população para o descarte correto das sacolas plásticas, além da conscientização sobre a importância da reciclagem para o bem-estar social e ambiental.

A empresa colocou um estande na portaria principal do shopping, próximo à Maxi Pão, onde as pessoas podem doar sacolas plásticas limpas e secas que vão alimentar o depósito de aparas da empresa e, consequentemente, ampliar a reciclagem. Em apenas dez dias, foram coletadas cinco quilos de sacolas plásticas.

 

Oficinas de Artesanato

Além do recolhimento das sacolas, a empresa também está promovendo oficinas de artesanato que servem como instrumento para capacitar novos talentos, e de forma que estes talentos tenham geração de renda com a venda dos produtos feitos a partir de sacolas plásticas descartadas. A proposta está sendo executada em parceria com a artesã Hesione Tavares de Oliveira.

E neste sábado, dia 17, entre 14h e 18h, a Hiperroll promove uma oficina de artesanato. As vagas são limitadas e podem ser feitas via whatsapp pelo número 99194-4751.

Ecoponto para recolhimento de óleo

 A outra ação de sustentabilidade está sendo desenvolvida com a Associação dos Amigos (Aban) que instalou um ecoponto no Jardim Norte, na entrada do Supermercados BH, com o objetivo de recolher óleo vegetal para reciclagem. Os interessados em contribuir com esta campanha devem separar o óleo de cozinha usado em uma garrafa pet bem vedada e depositar no espaço de recolhimento.

Esta estrutura permite que as pessoas façam o descarte correto do óleo vegetal usado, que será recolhido e direcionado para a fabricação de sabão. O ecoponto ficará no local ao longo deste ano.

Jardim Sustentável

 Além de ações envolvendo parceiros, o Jardim Norte investe em tecnologias e novos sistemas que otimizam o uso de recursos naturais. Dessa visão, nasceu o Jardim Sustentável, projeto que mantém a ideologia de se criar alternativas – das mais simples às mais complexas – para racionalização desses recursos e preservação do meio ambiente. As iniciativas abrangem desde o projeto arquitetônico, passando pelos sistemas construtivos e pela operacionalização do empreendimento.

Entre os exemplos de ações que já foram tomadas na fase de conceito e construção do empreendimento está a adoção de sistema LED em toda a iluminação do shopping, possibilitando a redução do consumo de energia e do descarte de lâmpadas e reatores na natureza, com o prolongamento da vida útil dos equipamentos. Outra iniciativa é a redução do consumo de água e energia elétrica do ar-condicionado, com a adoção de um sistema de termoacumulação que otimiza o funcionamento dos equipamentos e evita seu acionamento nos horários de pico de consumo.

Em seu projeto arquitetônico, o Jardim Norte foi pensado para ter um aproveitamento estratégico da iluminação natural nos interiores do shopping, procurando equilibrar a menor dependência de iluminação artificial com a redução da carga térmica provocada pela insolação direta nos interiores, tornando mais eficiente o sistema de ar-condicionado.