Notícias

Jardim Norte recebe laboratório itinerante do SENAI – Lab Truck Tour

A LAB TRUCK TOUR energizado por CEMIG é um projeto com foco na expansão e sensibilização da cultura maker em Minas Gerais por meio de soluções em eficiência energética. Orienta-se pela realização de uma turnê tecnológica para 08 regiões do Estado, com ação direta em 14 municípios, através da circulação e atividades do Lab Truck SENAI.

Cada cidade vai receber dentro da programação do Lab Truck 4 oficinas sendo 2 Maker que comportam de 12 a 15 pessoas, e 2 de Arduino com foco em eficiência energética para até 10 pessoas. A faixa etária indicada para participação nas oficinas é a partir de 15 anos.

Link Sympla para inscrição: http://www.bit.ly/LABTRUCKJF

O objetivo é colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital no Estado. A população, especialmente os jovens, terá acesso a conhecimentos relacionados à cultura maker e ao empoderamento para construção de soluções em eficiência energética por meio da prototipagem digital.

Programação das oficinas:

 

27/09 (quinta-feira)

Visitação livre: de 12h às 13h45

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h

Visitação livre: de 18h às 19h

 

28/09 (sexta-feira)

Oficina Maker e Visitação livre: 9h às 12h30

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h

Visitação livre: de 18h às 19h

 

29/09 (sábado)

Oficina Maker e visitação livre: 9h às 12h30

 

Oficina Tecnológica em Eficiência Energética

Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”.  Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.

Faixa Etária: a partir de 16 anos.

Tempo de oficina: 4 horas.

 

Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete

O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, serão descritos a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.

Faixa Etária: a partir de 12 anos.

Tempo de oficina: até 3 horas.

 

A pré-inscrição deve ser feita pelo link. Já as inscrições das oficinas serão abertas 20 minutos antes de cada oficina. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de chegada. O evento é gratuito.