Notícias

Jardim Norte e IEF celebram Dia da Árvore com exposição e distribuição de mudas

Em comemoração ao Dia da Árvore – celebrado em 21 de setembro – o Shopping Jardim Norte e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Juiz de Fora vão promover duas ações em alusão a data: uma exposição de fotos da Mata do Krambeck e distribuição de mudas de plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e frutíferas. Além disso, será feito o plantio de um Ipê Rosa, no dia 20 de setembro, no estacionamento do Shopping, simbolizando a chegada da Primavera e a parceria entre o IEF e o Jardim Norte.

A exposição traz sete fotos do biólogo e fotógrafo, Mário Ângelo e do analista ambiental do IEF, Dalyson Cunha e traz alguns ângulos da Mata do Krambeck, uma área verde conhecida dos juiz-foranos, que ocupa lugar de destaque na extensa malha urbana da cidade. A mostra terá início no dia 18 de setembro.

Já a distribuição de mil mudas, produzidas pelo viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Juiz de Fora, acontece no próprio Dia da Árvore, 21 de setembro, a partir das 14h. Qualquer pessoa que passar pelo shopping, poderá adquirir a sua gratuitamente, no piso L1, próximo a loja Mundo Verde.

Uma das principais ligações do Jardim Norte com a Mata do Krambeck é a localização, visto a mesma se encontra de frente para o Shopping. Além da beleza, diversos são os benefícios desse ecossistema para o município, como o aporte de água limpa ao Rio Paraibuna, conservação do solo, polinização, purificação do ar, regulação do clima e sequestro de carbono, além de fazer parte da formação da identidade cultural da cidade.

Com mais de 290 hectares, a APA Mata do Krambeck abriga uma significativa diversidade de espécies de vegetais e animais. São conhecidas mais de 110 espécies diferentes de árvores, com destaque para a braúna, pimenta-de-macaco, camboatá, pau-jacaré, angico, garapa, cafezinho, canela sassafrás, jacatirão, jacarandá-da-bahia e a palmeira símbolo da Mata Atlântica, o palmito juçara (Euterpe edulisMart.).

Jardim Sustentável

Além de ações envolvendo parceiros, desde a inauguração, o Jardim Norte investiu em tecnologias e novos sistemas que otimizam o uso de recursos naturais, desde a sua construção. Dessa visão, nasceu o Jardim Sustentável, projeto que mantém a ideologia de se criar alternativas – das mais simples às mais complexas – para racionalização desses recursos e preservação do meio ambiente. As iniciativas abrangem desde o projeto arquitetônico, passando pelos sistemas construtivos e pela operacionalização do empreendimento.

Entre os exemplos de ações que já foram tomadas na fase de conceito e construção do empreendimento está a adoção de sistema LED em toda a iluminação do shopping, possibilitando a redução do consumo de energia e do descarte de lâmpadas e reatores na natureza, com o prolongamento da vida útil dos equipamentos. Outra iniciativa é a redução do consumo de água e energia elétrica do ar-condicionado, com a adoção de um sistema de termoacumulação que otimiza o funcionamento dos equipamentos e evita seu acionamento nos horários de pico de consumo.

Em seu projeto arquitetônico, o Jardim Norte foi pensado para ter um aproveitamento estratégico da iluminação natural nos interiores do shopping, procurando equilibrar a menor dependência de iluminação artificial com a redução da carga térmica provocada pela insolação direta nos interiores, tornando mais eficiente o sistema de ar-condicionado.