Notícias

Exposição Presépios – Tradição e Arte

Shopping Jardim Norte promove mostra ‘Presépios – Tradição e Arte’ de Yure Mendes

Montar um presépio em casa ainda é tradição entre as famílias católicas. Gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. Para celebrar esta tradição e valorizar nossa cultura, o Shopping Jardim Norte e o artista plástico Yure Mendes promovem uma mostra intitulada Presépios – tradição e arte composta por oito peças que retratam o nascimento de Jesus. A abertura será na próxima segunda-feira, 3, e vai até o dia 7 de janeiro, no L1, no Espaço Cultural.

A mostra traz também quatro presépios premiados no tradicional festival de Presépios da UFSJ, realizado em São João Del Rei. Quem for conferir a arte de Yure Mendes vai perceber que em suas peças predominam o ferro, com técnicas de modelagem a frio, solda elétrica e o acabamento em patina, oxidação ou policromia.

Além da variação das técnicas, o artista traz, também, uma pluralidade cultural, com imagem que nos remete aos indígenas e à cultural oriental. Os tamanhos das peças são variados, mas giram em torno de 50 cm de largura por 50 cm de profundidade e 90 cm de altura.

Para Yure Mendes, sua mostra Presépios – tradição e arte é uma experiência única e mágica, pela qual ele foi levado “a um universo que a princípio era meramente visto com o olhar do objeto de arte e seus sensos estéticos, mas que, com suas nuances, cercadas de poesia e de pureza, foi levado a um estado de encantamento, cercado por anjos, casinhas, animais e histórias de Reis Magos e sua estrela”.