Notícias

Arte na Pandemia

Com a pandemia da COVID-19, o projeto Jequitibá Rosa da Associação dos Amigos (ABAN) decidiu levar mais alegria e esperança aos moradores em vulnerabilidade já atendidas pela ONG, no bairro Dom Bosco. O projeto que há dois anos leva arte e esperança para acautelados das Penitenciárias José Edson Cavalieri (PJEC) e Professor Ariosvaldo Campos Pires (PPACP), está agora ajudando os moradores do bairro a passarem por problemas como a depressão e tristeza, ocasionados pela crise econômica e outras dificuldades enfrentadas em seus cotidianos.

O projeto usa técnicas de desenho, pintura e argila, estudando artistas, pintores e suas obras para colocarem em prática releituras artísticas, ou mesmo novas produções. Tudo é feito pelos moradores do bairro orientados pela coordenadora do projeto, Luciana Lopes: “Decidimos, nesse momento, fazer um grande quadro com as cores de Vincent Van Gogh que demostram vida e alegria. Suas cores vibrantes trazem esperança para os moradores do Dom Bosco. Além disso, a história de vida do artista passou por uma fase de confinamento e todos nós estamos confinados nessa pandemia. Por isso a escolha do quadro Girassóis, para trazer um pouco do calor humano que se perdeu nessa reclusão”, explica a coordenadora.

A réplica de Girassóis está exposta no shopping no L2 em frente ao colégio Apogeu, afim de dar visibilidade a campanha que pretende arrecadar recursos para que o projeto continue acontecendo. O objetivo é levar a arte para todos os espaços, contribuindo para novos olhares e posturas no dia a dia de todos. Para colaborar com a campanha, basta acessar o link: http://vaka.me/1258400